ATPS PSICOLOGIA
Serviço Social - 3ª Série
PSICOLOGIA SOCIAL
Ana Paula de Siqueira Carrera Moreira RA430526
Thayany Fonseca Cabral RA 441276
RELATÓRIO FINAL
Profa. Helenros A da S Pedroso Coelho
Nova Iguaçu, 09 de abril de 2014.
RELATÓRIO FINAL
Este relatório foi produzido a partir da leitura do artigo cujo tema é a desigualdade e a invisibilidade social na sociedade brasileira, com o objetivo de criarmos uma aproximação com o conceito de humilhação social.
O artigo foi construído a partir de uma interlocução entre dois autores, o sociólogo Jessé de Souza Costa e o psicólogo Fernando Braga Costa. Ambos discutiram sobre a invisibilidade de atores sociais envolvidos e descobertos pela desigualdade social brasileira construída ao longo da história.
Eles criticaram também a visão de alguns autores da sociologia clássica quanto ao surgimento da desigualdade na história da colonização do Brasil, ressaltando que os autores conduziam a interpretação da identidade brasileira a partir de uma abordagem culturalista das práticas sociais e cotidianas.
Destacaram o autor Gilberto Freyre, concordando com o pensamento do autor sobre valores e normas que se tornaram dominantes na sociedade brasileira- principalmente no que diz a respeito à forma específica de organização da escravidão e da esfera privada. Freyre foi citado como maior referência da literatura brasileira para a construção da teoria da ação social de Jessé de Souza.
O sociólogo inicia seu projeto em A modernização seletiva, como desvela mento da inautenticidade da sociologia brasileira, isto é, uma abordagem sociológica que articula iberismo com uma comparação superficial entre Brasil e os Estados Unidos, desprezando a variedade dentro da modernidade ocidental e não considerando os elementos específicos da formação brasileira.
A sociologia proposta por Jessé de Souza traça uma crítica muito dura e seu