Secretariado de Direção
O homem sempre procurou várias formas de organizar-se, a era pós-industrial fomentou grandes mudanças no contexto empresarial. Podemos perceber historicamente uma enorme evolução no ambiente de trabalho das organizações.
Quando falamos em organizações é preciso relacionar as habilidades e competências aos papéis que devem ser desempenhados pelas pessoas. Com transformações ocorridas nos últimos anos, novos e múltiplos desafios aparecem nas empresas, como as mudanças no ambiente organizacional, que são originadas da globalização de mercados emergentes, evolução e intensificação do uso de tecnologias da informação e de comunicação.
O fenómeno da globalização não tem uma data específica, no qual podemos dizer o seu início, mas é um processo de constante mutação da economia mundial juntamente com as transformações tecnológicas. Desta forma, as exigências do mercado fizeram com que as empresas demandassem profissionais munidos de múltiplas competências, relacionadas a comportamento, conhecimentos e habilidades.
O perfil do profissional de Secretariado acompanha as mudanças, expectativas e globalização exigindo uma postura aberta para essas mudanças e uma atitude empreendedora no desempenho de suas funções.
1. ORIGEM DO SECRETARIADO
A palavra secretário vem do francês, Secretairee é composta em Secret = Segredo eTaire= Guardar ou Calar. Quer dizer que secretário é uma pessoa que guarda todos segredos da empresa, o secretário é alguém que tem o contacto directo da empresa que não pode falar nenhum assunto relacionado a empresa fora dela.
1.1 Idade Antiga
Na idade antiga a origem da profissão de secretário(a), poderemos afirmar que o “escriba” foi o seu antepassado. Este cargo era ocupado por homens que dominavam a escrita, faziam contas, classificavam os arquivos e redigiam as ordens. Eram homens capazes de receber por escrito as ordens e depois executá-las.
1.2 Idade Media
No período da Idade Média a função do