engenharia
CURSO DE MECÂNICA
Alexandre Alves / Genivaldo
Lucas Vinicius / Paulo José
Rosenildo Pereira/ Valmir Soares
Yuri Lemos
MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Trabalho de Conclusão do Curso
RECIFE
2014
Alexandre Alves / Genivaldo / Lucas Vinicius / Paulo José
Rosenildo Pereira/ Valmir Soares / Yuri Lemos
MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Trabalho de Conclusão de Curso Técnico, apresentado à disciplina de Manutenção de Máquinas e Equipamentos, do Curso técnico de Mecânica do Cepep Escola Técnica – Recife.
Prof. Kenny Vital
RECIFE
2014
RESUMO
Este trabalho apresenta uma abordagem teórica sobre histórico e evolução da manutenção de máquinas e equipamentos, desde seu surgimento antes da 1ª guerra mundial até os dias de hoje, falando um pouco dos tipos, o que cada um tem de vantagem e desvantagem, mostra que ao longo do tempo a manutenção foi sendo vista de forma mais séria.
SUMÁRIO
1 BREVE HISTÓRICO
Vamos saber um pouco da historia da manutenção, mas o que significa? Segundo o dicionário Aurélio seria, ação ou efeito de manter, de sustentar, conservar. A evolução da manutenção foi sendo encarada com seriedade a partir da necessidade de aprimoramento dos processos industriais, esta evolução pode ser observada nas etapas a seguir:
1.1 1ª etapa
A partir de 1930 com o intuito de manter todo seu equipamento e materiais num nível ideal (a época) de funcionamento e de conservação, porém a preocupação pela prevenção das falhas não era prioridade afinal os equipamentos eram super dimensionados, com projetos simples de reparo fácil a serem executados. A limpeza e lubrificação eram suficientes, não existindo a necessidade de fazê-lo sistematicamente. Limitando –se apenas a reparar as avarias ou substituir as peças danificadas, nascia assim a manutenção corretiva.
1.2 2ª etapa
A partir 1950, foi gerada uma crescente demanda de produtos