ATPS POLITICAS EDUCACIONAIS
Universidade Anhanguera – Uniderp
PEDAGOGIA - 7º Semestre
POLITICAS EDUCACIONAIS
Evelise Cristina Ferreira
Joilma de Fátima dos Santos
Sandra Ariedo
Marilda Regina Ferraz
RA 340276
RA 340480
RA 340257
RA 340381
Sob orientação da Profª Ma. Marciane Moraes Nunes
Araçoiaba da Serra
2014
INTRODUÇÃO
As Políticas Educacionais estão presente na historia da Educação
Brasileira, que caracteriza-se nas concepções diferentes a respeito do homem, do mundo e da sociedade.
As políticas Educacionais foi desenvolvida para intervir nos processos formativos e informativos desenvolvidos em sociedade, como parte documental da política, sendo em três dimensões: Administrativa, financeira e pedagogia. Conforme a LDB 9.394/96 é a política regulatória da Educação.
Todos os planos, programas ou ações são pensados a partir da LDB e suas diretrizes e reforça que a educação escolar é um processo amplo de formação de cidadãos e profissionais.
CARACTERISTICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE ACORDO COM A LEI N.9394/96
(leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB)
Educação Escolar
LDB -Capitulo: I –art.21
Educação Infantil
Creche: Atende crianças de 0 a 3 anos de idade.
Pré-Escola: Atende crianças de4 a 6 anos de idade. Educação Ensino Fundamental: Atende crianças a partir de 06 anos a 15 anos de idade, com duração de nove anos, tem como objetivo desenvolver a capacidade de aprender, mediante avaliações, progressões e fortalecer os vínculos da família , sociedade, e a inclusão social.
Ensino Médio: Nesta etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como objetivo a preparação básica para o trabalho, cidadania, ética,pensamento critico e processo produtivo da pratica com a teoria. Fonte : LBD- cap. I.
A educação superior tem por finalidade formar e diplomar alunos em curso superior em escolas publicas ou privada, em diferentes do conhecimento cientifico, com pensamentos reflexivo, cultural, intitula. LDB- cap.IV.
Educação