atps ludicas
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO DE GRAJAÚ/MA
CURSO DE PEDAGOGIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA: Educação Lúdica
TUTOR A DISTÂNCIA: Prof.ª Ma Adriana Rodrigues da Silva
TUTORA PRESENCIAL: Romina Hérica Araújo Melo Sousa
ACADÊMICORA: Cacilda Lopes Miranda RA: 421963
Educação Lúdica
Acadêmicos;
Cacilda Lopes Miranda
Geane Mota de Sousa
Irismar Barros dos Santos
Raynara C. Martins Silva
421963
171242
409562
409753
Grajaú – MA
Introdução
A ludicidade está basicamente relacionada a educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental, ela utilizada na construção de conhecimento, do diálogo e autonomia.
Através deste vamos expor uma unidade didática virtual construída de propostas integradoras do brincar no cotidiano escolar, envolvendo brincadeiras de faz de conta, tradicionais, de construção e de regras.
Vale destacar, como nos diz Gomes (2004) que o brincar, ou seja, a vivência lúdica, se compromete com um determinado projeto de sociedade. Isto quer dizer que ela pode contribuir, por um lado, com a alienação das pessoas ao reforçar estereótipo, instigar discriminações, estimular a passividade, o conformismo, o consumismo e a aceitação de regras; por outro, pode favorecer a emancipação dos sujeitos, ao permitir o diálogo, a reflexão crítica, a construção coletiva, a contestação e resistência a ordem social injusta e excludente que vivemos em nossa realidade.
"... O brinquedo cria na criança uma nova forma de desejos. Ensina-a desejar, relacionando seus desejos a um "eu" fictício, ao seu papel no jogo e suas regras". (Vygotsky,1991,p.
131).
Desenvolvimento
Fragmentos da obra de Pieter Bruegel
A seguir temos fragmentos da pintura de Pieter Bruegel, nelas podemos identificar vários grupos de crianças brincando, brincadeiras que hoje foram esquecidas, ou trocadas pela tecnologia que chegou até nós.
1ª Brincadeira corrida do aro.
2ª Brincadeira pulando carniça,
3ª Brincadeira guerra de dedos