ATPS lÚDICA
BOLICHE:
Garrafas pet vazias e uma pequena bola macia podem garantir a diversão das crianças. Alinhe as garrafas em fila e atire a bola em sua direção. Com isso você pode trabalhar os conceitos de ‘em pé’ e ‘deitado’. Explique que todas as garrafas devem ‘deitar’ no chão. Com isso as crianças interagem com as outras e cria o abto de organizar, e o concentramento é essencial para que possa derrubar as garrafas.
TUNEL: A brincadeira para explorar o desenvolvimento motor, podendo ver no rosto de cada criança a felicidade em participar de atividades prazerosas e momentos de descobertas envolvendo valores como a amizade e o respeito pelo colega tornando assim a brincadeira agradável.
A brincadeira com fantoches facilita a expressividade e naturalmente estimula a capacidade da criança orientar o seu mundo utilizando a brincadeira e a fantasia.
Misturar a história inventada com as situações do cotidiano, desenvolve narrativas, estabelece diálogos, realça expressõe. É um brinquedo muito enriquecido.
Brincar com fantoches, abre os espaços da imaginação, ajuda a lidar com situações existentes , e provoca um belo jeito de se comunicar. Por isso ele é tão importante na relação professor/ aluno como também na relação entre os pais e os filhos Brincando, as crianças desenvolvem potencialidades; elas comparam, analisam, nomeiam, medem, associam, calculam, classificam, criam etc. A criança que brinca desde bebê, desenvolve a sociabilidade, faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito do outro e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar. Brincando, a criança está buscando sentido para sua vida . A criança depende das brincadeiras para ter uma saúde física, emocional e intelectual, saudável! O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procura companheiros para as