atps letramento
1-INTRODUÇÃO 3
2-PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO 4
3-A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO. 5
4- LINGUAGENS ESCRITA E ORAL 7
6-ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A COMPETÊNCIA DOS ALUNOS NA LINGUAGEM ORAL E NA LÍNGUA ESCRITA 9
7-A importância do trabalho com textos na sala de aula para a alfabetização 11
7.1- A importância da leitura no processo de produção de textos 11
8-NO QUE A LEITURA AJUDA. 12
9-Plano de aula. 13
10-CONCLUSÃO 15
11-BIBLIOGRAFIA 16
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho teve sua origem em expectativas e vontades vindas de nossa prática pedagógica enquanto professora do 1º ano do Ensino Fundamental. Buscamos investigar como se dá, na prática, a proposta da alfabetização na perspectiva do letramento.
A alfabetização sempre foi tema de discussão na educação. Em determinado momento discutiam-se os métodos e, com isso, o ensino destacava o suas diversas linguagens. Em outro momento, ajustado nos estudos construtivistas a apreensão era como a criança se apropria deste sistema e, por isso, o ensino apontava à imersão da criança no mundo da escrita por formas de textos autênticos.
Os momentos prévios foram importantes e necessários na medida em que são processos históricos e sociais, mas basicamente, são essenciais para que pudéssemos perceber que tanto a apropriação do sistema de escrita como o trabalho com os textos autênticos é indispensável nos anos iniciais do Ensino Fundamental, vivenciamos um momento de busca de sensato equilíbrio em que se compreende a importância de que o aprendizado do sistema alfabético aconteça apoiado na ideia da língua em uso.
2-PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Os métodos tradicionais de alfabetização consideravam que deveria “ensinar” às crianças com cada letra que representa um som, crendo que dessa maneira garantiria o sucesso.
Recordo- me de aprender a