Atps história da educação e da pedagogia
O que significa afirmar que “somos feitos de tempo”?
Enquanto seres humanos, somos seres históricos, que existem e são na história, da qual não se dissociam em sua existência. ARANHA (2006, p.19), aponta que “somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva”.
Considerando a colocação da autora, enquanto ser social, o indivíduo interage com o meio, e ao interagir, traz muito do meio, do outro para si, e leva de si para o outro e para o meio, influenciando no contexto.
Nesta interação, é possível observar como a cultura é transmitida de uma geração para outra, resultando e caracterizando assim, um novo caminho para a história, que vai se desenrolando e sendo construída. É essa mistura de passado e presente, marcada pela ação do homem, que determina e constrói o futuro.
Por esta razão apresentada, que podemos dizer que o homem é, em sua essência, feito de tempo, tempo este que constrói e reconstrói pela própria ação humana.
Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntica em todos os tempos e em todos os lugares. “A história resulta da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção (e da construção) dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos.” (ARANHA, 2006, p.20) Cada cultura, cada povo, cada constituição de comunidade trazia suas características, especificidades e particularidades. Este fato já marcava, diretamente a história. Por exemplo, nas comunidades tribais, que ainda não conheciam nenhuma forma de registro escrito ou pictográfico, a história e seus traços eram contados diferentes de uma comunidade