Atps historia da educação e da pedagogia
O trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação através do tempo e preservar a memória da educação escolar. Buscar informações importantes do processo educacional para entendermos a realidade. Desenvolvemos a linha do tempo, fazendo um rápido resumo dos fatos e períodos que marcaram a História da Educação no Brasil e um breve modelo da atual Educação Brasileira, suas descobertas, falta de estrutura e também seus avanços. Diante dos fatos expostos na leitura do trabalho tem o propósito de refletir o processo educacional atual.
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPÔRANEO. SOMOS FEITOS DE TEMPO? Somos seres históricos, nós somos os autores de nossa história e a cultura onde estamos inseridos, nossas ações e pensamentos mudam ao passar do tempo, pois cada geração assimila sua herança cultural e estabelece projetos de mudança. Por isso não podemos pensar que a natureza humana tem características universais e eternas. Portanto nos referimos à condição humana, como um conjunto de relações sociais mutáveis. Como indivíduos históricos estamos vinculados à dimensão temporal. A história surge da necessidade de reconstruir o passado, evidenciando a ação transformadora do homem. Preservar a memória é diferente através dos tempos e varia conforme a cultura vigente.
“A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.” A concepção de historicidade não foi à mesma ao longo da história. As concepções de história das comunidades antigas não privilegiavam os fatos e acontecimentos da vida da comunidade, para eles o passado os remete aos primórdios, os acontecimentos são reatualizados nos rituais pela imitação ou ordenamento dos deuses, chamada concepção de história Cíclica, tinha sua origem a partir do mito, predominava o pensamento mítico e de relato oral. Para estes povos