Por que o carnaval é tão importante no brasil?
Porque o carnaval é a imagem do Brasil que dá certo!!!
Como estudou o antropólogo Roberto DaMatta, durante o Carnaval o Brasil se inverte: os pobres, os oprimidos, os excluídos vestidos de gente poderosa e rica - reis, rainhas, príncipes e princesas - assumem as avenidas. Os ricos, os poderosos, os opressores vestidos de pobres - camisetas surradas, chinelos de dedo e bermudões - ficam do lado de fora, excluídos, apenas assistindo aos pobres-ricos passar.
Os ricos-pobres ficam loucos de vontade de entrar na avenida. Não podem. Mesmo que entrem - comprando uma fantasia - serão sempre figurantes menores no show que é dos pobres-ricos. Ninguém, durante o Carnaval, é mais importante e feliz que o favelado, que o sambista do morro, que aquele anônimo que vira rei nos três dias de folia.
Daí a incrível beleza do Carnaval do Brasil. E é assim que ele deve ser entendido e respeitado. Não há nada igual no mundo. E, como para mostrar a sua desacreditada capacidade de fazer as coisas certas, os pobres-ricos fazem a mais bonita e organizada festa do planeta, onde um segundo basta para desclassificar uma Escola de Samba.
É importante que na empresa se entenda essa face antropológico-social do Carnaval do Brasil, pois ele é um momento em que a desigualdade se inverte, e, pelo menos por três dias, quem obedece, manda, e quem manda (se tem juízo), obedece.
Enxergando o Carnaval com um olhar diferente, além de sexo, bebida e mulheres nuas, você já pensou que no Carnaval tudo é mais permitido justamente porque, durante esses três dias, quem está por cima é quem, normalmente, está por baixo?
Repare no orgulho das pessoas em pertencer a um bloco ou Escola de Samba e perceba como são respeitadas a hierarquia e as normas da escola. Se durante o carnaval, o brasileiro simples é capaz de fazer tudo com tanta alegria, beleza e organização, não serão esses os reais valores do povo brasileiro? Pense