12585614562255
637 palavras
3 páginas
RAÍZES DO CARNAVALEXPEDIÇÕES “Raízes do Carnaval” vai buscar as origens da maior festa popular do país, que reúne multidões em um mosaico de cores, movimentos e muita música.
Com raízes na religiosidade da Idade Média, o Carnaval chegou às terras brasileiras por volta do século XVI, trazido pelos portugueses. Ao longo do Brasil Colônia e do Brasil Império, essa festa se diversificou, recebendo novas influências. No século XX, as comemorações do Carnaval já haviam se transformado em um rico e variado caldeirão cultural. Frevos e maracatus em Pernambuco, afoxés e batucadas na Bahia, marchinhas e samba no Rio de Janeiro. A diversidade de manifestações não tem limites!
Paula Saldanha e Roberto Werneck entrevistam Sérgio Cabral, Jaime Sodré e Carlos Carvalho, importantes estudiosos da cultura popular brasileira. EXPEDIÇÕES percorre, ainda, as diversas regiões do país para documentar a riqueza cultural dessa celebração popular que atravessa os tempos: as escolas de samba do Carnaval carioca, o grupo afro Ilê Aiyê, em Salvador, e o bloco Vassourinhas, em Olinda, que completa 100 anos exatamente no dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval.
Como e quando começou no Brasil?
O carnaval é a festa mais popular de nosso país, festejado em todo o território nacional. O primeiro carnaval surgiu em 1641 e foi promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides como homenagem ao rei Dom João IV, que foi o restaurador do trono de Portugal.
O carnaval é um conjunto de festas populares que acontecem em vários países e regiões que praticam o catolicismo, nos dias que antecedem a Quaresma. Embora hoje em dia seja bastante centrado na música, dança, fantasia e outros, a folia do carnaval apresenta diferentes características nas cidades em que é popular. Os dias de duração do carnaval variam de acordo com as tradições de cada país e foi-se alterando com o passar do tempo.
Como foi dito diversos povos comemoram o período