Atps gestão do conhecimento
No processo de Gestão de Conhecimento em uma empresa deve haver um espaço para criação e compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores.O contexto envolve um cenário específico envolvendo tempo, local e pessoas.
Exemplos:
Certas ações são possíveis (em família) ações estas que não são permitidas em outros contextos (no trabalho)
“ba” não significa necessariamente um espaço físico. Pode ser: um escritório, uma sala de reunião, espaço virtual, e-mail, intranet, teleconferência, espaço mental, experiências, idéias, emoções compartilhadas
Ba da criação – é o lugar em que a criação do conhecimento se dá por meio da interação entre os indivíduos, trocando experiências, emoções e modelos mentais. Caracteriza como o início do processo de transformação do conhecimento e equivale ao processo de socialização, que é a interação entre o conhecimento tácito x tácito. Responsável pelo surgimento de ativos de conhecimento como habilidades individuais e know-how.
Tipos de “Ba”
Ba da interação – é o lugar onde se dá à interação entre o conhecimento tácito e o explícito. Os indivíduos compartilham com grupos suas experiências e convertem a criação por meio de documentos ou forma expricita, para propiciar que outros indivíduos e grupos possam ter acesso.
Ba virtual - sistemático – Lugar em que é utilizado ferramentas da Tecnologia da Informação: chats, vídeos conferências, redes on-line, bancos de dados, intranets, etc.
Utiliza a combinação, que é a conversão do conhecimento explícito para o explícito. Trata da criação de uma cultura organizacional do conhecimento, para que o conhecimento coletivo e individual permaneça na empresa compartilhados entre grupos.
Desenvolvimento
a) “A empresa é um ser dialético que sintetiza várias contradições atravez do SECI e ba”
(Nonaka)
A empresa se torna um ser dialético , pois, os funcionarios como um todo fazem dela um organismo onde a troca de conhecimentos e a atualização de informações são