ATPS gestão de conhecimento
A Gestão do Conhecimento nos mostra uma nova maneira de pensar e agir, sobre esses argumentos, iremos mostrar nas etapas desenvolvidas pelo grupo, como inserir a GC como diferencial competitivo, sem mudar a estrutura já existente. Nos últimos anos, vimos que ocorreram várias mudanças no posicionamento competitivo das empresas em geral. Empresas e até países se viram obrigados a sair de sua zona de conforto diante de competidores mais preocupados com novas máquinas, equipamentos, tecnologias e estratégicas técnicas de modelos de gestão no ambiente organizacional. No entanto, esses fatores podem deixar de ser o diferencial competitivo, quando copiados e frequentemente tornam-se fatores de igualdade para muitas empresas. A vantagem de aprender mais rápido que o concorrente, talvez seja a única vantagem competitiva sustentável, deve-se equilibrar o interesse de todos os envolvidos fazendo com que as pessoas acreditem na possibilidade de mudar seu ambiente e disponibilizar tempo para o aprendizado.
1- CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO
Conceito de Gestão de conhecimento é difícil de ser definido com precisão, sendo assim, vamos mostrar a seguir, qual é o conceito que está por trás desta ferramenta de gestão. Segundo o European Guide to Good Pratice in Knowledge Management (2004), “ Gestão de conhecimento é a gestão das atividades e processos que promovem o conhecimento para o aumento da competitividade por meio do melhor uso e da criação de fontes de conhecimentos individuais e coletivas”.
A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.
1.1 Gestão de conhecimento x Gestão de informação De acordo com os estudos e