ATPS Fundamentos E Metodologia
Os Gêneros literários apresentam características que se podem ser agrupados quanto ao conteúdo e ao estilo. A palavra gênero, etimologicamente, significa família, raça ou conjunto de seres dotados de características comuns. Gênero literário é o conjunto de obras dotadas de características comuns. Desde
Platão - filósofo grego do século V a. C. -, entretanto, é muito difícil estabelecer uma classificação precisa e imutável, pois não só as categorias se combinam, como um gênero pode evoluir e transformar-se. Essa classificação, pode, por conseguinte tornar-se discutível e até errônea se aplicada com rigor a determinadas obras.
A regra clássica de separação dos gêneros em épico, lírico ou dramático, que não admitia a presença numa mesma obra de gêneros diferentes, já não é respeitada, sendo muito comum hoje em dia a fusão de vários gêneros em uma só obra. Os críticos modernos ensinam que os gêneros devem ser estudados com base nas características da obra, e não a partir de classificações genéricas.
GÊNERO LÍRICO
O adjetivo lírico deriva de lira, instrumento musical de cordas empregado pelos gregos. Essa associação entre música e lirismo é feita desde as primeiras épocas da cultura artística ocidental, chegando até nossos dias.
O gênero lírico caracteriza-se por ser uma manifestação do eu do artista. Expressa, portanto, a sua subjetividade, os seus sentimentos e emoções, o seu mundo interior. A musicalidade é uma característica importante do texto lírico ( o que mais explora as sonoridades ), a metáfora e a poesia.
Por essa razão é que, com o passar dos anos, o lirismo encontrou a sua mais perfeita e generalizada forma de expressão no verso, com seu ritmo e rima próprios. Se a prosa rejeita a rima, o verso a busca, exatamente por ser ela o instrumento de expressão das emoções, as quais se afirmam mais pela repetição e pela simbologia do que pela descrição ou pelo recurso à caracterização ambiental. Consequentemente, no