atps - fundamentos de ciências
b) Mares e oceanos não é o tema mais abordado durante a vida escolar. É um assunto muito interessante e que merece pesquisas mais aprofundadas por parte dos alunos. Além disso, gera o interesse e a motivação entre as crianças. O Brasil possui uma costa muito variada, com diferentes tipos de praia que a maioria dos alunos desconhecem.
d) A sala possui 20 alunos, por isso foram divididos em 4 grupos de 5 crianças.
O primeiro grupo ficará responsável por explicar diferença entre “mares e oceanos”. Eles colocarão em cartazes as diferenças entre cada um, como: a extensão territorial maior caracteriza um oceano que é delimitado por porções de terra e os mares são menores e costumam ser limitados por continentes. Os oceanos são tão profundos que o homem não conseguiu chegar a localidade mais profunda deles, com milhares de metros, já os mares possuem uma profundidade menor, com apenas algumas centenas de metros. Existem três tipos de mares: abertos (são abertos e possuem uma ampla ligação com o oceano), continentais (tem ligação restrita com oceanos) e fechados (se ligam às águas oceânicas apenas indiretamente). Além dessas informações, haverá um cartaz com algumas curiosidades:
- Existem três oceanos no mundo: Índico, Pacífico e Atlântico.
- O mar morto não é um mar e sim um grande lago salgado.
- A expressão “sete mares” surgiu em lendas na Idade Média e na verdade, refere-se a oceanos.
- O oceano Atlântico recebeu esse nome por conta do deus do mar na Grécia Antiga, chamado Atlas.
O segundo grupo apresentará a diversidade marinha. Eles explicarão que nem todos os animais que vivem na água podem viver na água salgada. Isso acontece, pois a água do mar é mais concentrada que a dos rios. Se um peixe de água doce vai para o mar, ele perde muita água do seu corpo (por osmose). Os alunos exibirão