ATPS Educação ludica
Pula SelaComo brincar Divida os alunos em grupos e posicione-os em colunas. Deve haver um espaço entre os alunos de aproximadamente 2 metros. Eles devem inclinar o tronco para frente e apoiar as mãos nos joelhos. Ao sinal, o último aluno de cada coluna deve saltar sobre os que estão parados à sua frente. Quando chegar ao primeiro da fila, deve posicionar-se 2 metros à frente deste e dar um sinal para que o último aluno comece a saltar.
Maria cadeira
Jeito de brincar
Duas pessoas fazem uma cadeirinha com os braços. Uma pessoa senta enquanto cantam a música abaixo.
Letra de música
"Onde vai Maria Cadeira? Vai na casa do capitão Capitão não estava aí Joga Maria Cadeira no chão."
Cinco MariaCOMO BRINCAR
Existem várias formas para brincar com esse jogo. Todas exigem muita agilidade e velocidade dos participantes. Uma das mais comuns é o jogador lançar todas as ‘marias’ para o alto e deixá-las onde caírem. Ele escolhe uma das ‘marias’, lançando-a novamente para cima. Enquanto isso, deve recolher outro saquinho do chão e, com a mesma mão, apanhar o que foi lançado ainda no ar.
Arco
Como brincar
Fazer rodar um arco é fácil: para começar é só colocá-lo na vertical diante de você e tratar de fazê-lo rolar, impulsionando-o com a mão. Em seguida você corre atrás dele, dando um toque com o bastão para mantê-lo rodando e na direção que você escolher. É claro que você vai eleger um caminho bem uniforme e nunca uma rua de trânsito! Agora, imagine se você quiser subir um morro ou tentar contê-lo ladeira abaixo... E se vários jogadores procurarem rodar seus arcos ao mesmo tempo para ver quem chega primeiro a um ponto determinado? Aí fica mais difícil.
Pois uma das brincadeiras que os antigos costumavam fazer era passar, rodando, um arco dentro do outro, e às vêzes até passando o próprio jogador por dentro do outro arco! Outro truque interessante é conseguir dar um impulso ao arco, mandando-o bem longe contanto que ele volte rodando até você,