Gregório de Matos
Ao compararmos um notebook a um desktop devemos levar em consideração alguns fatores, como por exemplo, o espaço. Ao contrário do desktop, os notebooks foram criados para serem portáteis, ou seja, leves, de fácil acesso e alta performance para auxiliar na vida em primeiro lugar de empresários e atualmente para facilitar a vida de pessoas de todas as classes sociais. Por mais que apresente a vantagem de ser portátil o notebook não apresenta um desempenho melhor que o desktop, que devido à abundância de espaço possui os componentes mais robustos desempenhando melhor performance se comparados aos do notebook.
Placa Mãe
Devido a limitação de espaço, a placa mãe de um notebook é bem compacta em relação a de um desktop, o que limita a implementação da mesma com outros componentes a parte, ao contrário da de um desktop, que possui a vantagem de ser onboard ou offborad devido à abundância de espaço.
Placa de vídeo
Uma placa de vídeo de um desktop pesa quase o mesmo que um notebook e possui um extraordinário desempenho, ao contrário da de um notebook. A vantagem do desktop nesse fator é que é possível a troca da mesma por uma de maior desempenho -devido a placa mãe poder ser offboard-, ao contrário da do notebook, já que a mesma é fundida a placa mãe o que faz com que o usuário do computador tenha que trocar a placa mãe para trocar a placa de video.
Placa de rede
A placa de rede de um desktop já vem incluída a placa mãe assim como no notebook porém é possível incluir uma externa ao desktop ao contrário do notebook.
HD
Os HD's de notebooks são menores que o de desktops, além de serem mais sensíveis e bastante propensos a se danificarem, além de serem muito utilizados também como unidades de disco externo.
Memória