ATPS EDUCA O ESPECIAL
Crianças com necessidades especiais são aquelas que, por alguma diferença no seu desenvolvimento, requerem certas modificações ou adaptações complementares ou suplementares no programa educacional, visando torná-las autônomas e capazes serem mais independentes possíveis para que possam atingir todo seu potencial. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular requer uma revisão conceitual da estrutura curricular dos cursos de formação de professores. A inclusão escolar enfatiza necessidade de reflexão sobre: as concepções, crenças e atitudes diante da diversidade, diferença; a qualidade das ofertas educativas e da gestão escolar; e a necessidade de rever os programas de formação inicial e continuada de professores.
Componentes para a formação do Professor de Educação Especial
É colocadas em discussão as habilidades e competências que os educadores devem dominar para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Enfatiza os conhecimentos e aptidões requeridos em uma boa pedagogia, tais como: a capacidade de avaliar as necessidades especiais, de adaptar os conteúdos dos programas de estudo, de recorrer à ajuda da tecnologia, de individualizar os procedimentos pedagógicos e trabalhar em conjunto com especialistas e pais. Entretanto, a formação de educadores para o atendimento especializado - a Educação Especial - a cargo das propostas de curso de especialização.
O professor devera ser capaz de:
Identificar as necessidades educacionais especiais; Definir e programar respostas educativas; Atuar no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos; Desenvolver estratégias de adaptação curricular e práticas alternativas.
As Diretrizes Nacionais (2001) entendem a Educação