ATPS Educa O Especial
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ANDREA ALONSO 3303502897
CLAUDIA ROSA 3340561535
FABIANA SANTIAGO 3333548646
ISABEL MORILLO 2307357888
PATRÍCIA SECATO 3328536185
SANTO ANDRÉ
2014
Introdução
Neste trabalho temos o desafio de mostrar um pouco da realidade da Educação Especial onde observamos o empenho dos órgãos Federais, Estaduais e Municipais em criar formas e meios para a inclusão de crianças nas escolas. Perceberemos que mudanças são feitas para que todos entendam que o que separa uma criança sem necessidades especiais de outra que possui necessidades especiais na área de aprendizagem é o fator tempo. O papel dos órgãos será adaptar espaços e capacitar pessoas para que o compromisso de alcançarmos essas crianças seja cumprido.
O nosso papel é abraçar a causa e vencer o preconceito ao qual chamamos de “medo”
O que é inclusão?
A educação inclusiva é uma ação educacional humanística, amorosa, mas, não compadecida, que percebe o aluno em sua singularidade e que tem como objetivos o desenvolvimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
Pode-se dizer que a educação inclusiva teve seu início em 1948 com a Declaração dos Direitos Humanos e com a promulgação da Constituição Federal de 1988, constituição esta que é conhecida como “Constituição Cidadã”. Dentre outros, tem-se ainda a Convenção de Salamanca (1994), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 e mais recentemente, em 2008 a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Todos estes quatro documentos colaborados com a ideia da educação ser um direito de todos os “seres humanos em mesmo nível de igualdade e responsabilidade”. A ideia é que as crianças com necessidades educativas especiais possam frequentar as escolas de ensino regular. A Meta da inclusão mostra um progresso da cultura ocidental, defendendo que nenhuma criança deve