ATPS educa especial
Centro de Educação a Distância
Polo: Macaé / RJ
7° Semestre do Curso de Pedagogia
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Andressa Silva Figueiredo-395423
Adriana da Silva Oliveira-396064
Michele Rodrigues-391924
Márcia Cristina Campos Almeida-391923
Danielle Paula de Souza-397315
Tutor presencial: Wyller Cerutti
Macaé/ RJ
2015
INTRODUÇÃO
Quando olho uma criança ela inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser. (Jean Piaget) Esse trabalho tem por objetivo conhecer melhor o histórico e a definição de inclusão escolar, as principais políticas públicas na área de Educação Especial, bem como a formação dos profissionais da Educação de pessoas com necessidades educativas especiais. Antecedentes históricos: o desenvolvimento histórico da educação especial no Brasil inicia-se no século 19, quando os serviços dedicados a esse segmento de nossa população, inspirados por experiências norte-americanas e européias, foram trazidos por alguns brasileiros que se dispunham a organizar e a implementar ações isoladas e particulares para atender a pessoas com deficiências físicas, mentais e sensoriais.
Essas iniciativas não estavam integradas às políticas públicas de educação e foi preciso o passar de um século, aproximadamente, para que a educação especial passasse a ser uma das componentes de nosso sistema educacional. De fato, no início dos anos 60 é que essa modalidade de ensino foi instituída oficialmente, com a denominação de "educação dos excepcionais".
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação