O QUE PAISAGEM
"Antes de ser um repouso para os sentidos, a paisagem é obra da mente. Compõe-se tanto de camadas de lembranças quanto de extratos de rochas."
Simon Shama, 1996.
“Uma cidade não serve apenas de cenário (...) ela é território de confronto de olhares”. Henri-Pierre Jeudy, 2005.
ETIMOLOGIA
O termo paisagem originou-se do latim pagus (país), com sentido de lugar, unidade territorial. Nas línguas derivadas do latim surgiram termos como paisaje (espanhol), paysage (francês), paesaggio (italiano) etc. Nas línguas germânicas o termo land deu origem a landschaft (alemão), landscape (inglês), landsschap (holandês) entre outros com o sentido daquele termo em latim. Citado em A Paisagem e o Ensino da Geografia. Carlos Arthur Souza e Leandro Faber Lopes. Editora Universo.
A palavra landscape (paisagem) entrou na língua inglesa junto com herring (arenque) e bleached linen (linho alvejado) no final do século XVI, procedente da Holanda. E landschap, como sua raiz germânica, Landschaft, significa tanto uma unidade de ocupação humana – uma jurisdição, na verdade – quanto qualquer coisa que pudesse ser o aprazível objeto de uma pintura (SHAMA, 1996).
CONCEITOS
A paisagem possui uma dimensão morfológica – é um conjunto de formas pela natureza e pela ação humana; uma dimensão funcional – apresenta relações entre suas diversas partes; uma dimensão histórica – é produto da ação do homem ao longo do tempo; e uma dimensão espacial – ocorre em certa área da superfície terrestre. Mas além de tudo isso, a paisagem é portadora de significados, expressando valores, crença, mitos e utopias: tem assim uma dimensão simbólica. Ela pode ser, portanto, definida como uma área composta por uma associação distinta de formas, ao mesmo tempo físicas e culturais (CORRÊA & ROSENDAHL, 1998).
A paisagem, embora seja um dos termos mais antigos e de uso comum, talvez “se