paisagem
Este método tem alcançado bons resultados na aplicação de temas geográficos planejados para as aulA paisagem compreende um sistema, pois contém elementos naturais, artificiais e humanizados que estão em diferentes estágios de transformação. Por se acumularem e interagirem entre si; representam a dinâmica do território e o acúmulo de mudanças através do tempo; sendo assim, balizador para as atividades e para as aulas. Mas se não for trabalhada em etapas, de forma a ser perceptível ao aluno, as transformações, ao longo do tempo, tornar-se-ão apenas mais uma atividade lúdica sem base conceitual", é o que afirma a Professora e Coordenadora do Colégio Rio Branco , Unidade Granja Vianna, Nora Keite Sampaio.
Entre conversas e pesquisas, estudiosos do assunto somam as mais diferentes experiências com equipes de alunos em seus sistemas didáticos, englobando assuntos multidisciplinares, que mostram as diferentes linhas do pensamento geográfico e apresentam diferentes categorias, de acordo com o espaço, região, lugar e paisagem a serem estudados.
Seria como compará-las às imagens e relevos de fotografias? Para a maioria das análises realizadas sim, pois a paisagem como as outras categorias apresentam muitas definições, cujos elementos naturais e antrópicos (que tem influência do homem) são considerados no planejamento de atividades, acordo com a forma em que os temas são vistos. Entre alguns relatos, a paisagem urbana pode ser entendida como paisagens naturais e culturais, levando em conta, as modificações dos elementos naturais, de acordo com aspectos culturais, econômicos e sociais, além das diferentes formas de analisar, visualizar e perceber a paisagem geográfica de cada região.
Para a Professora Nora Keite, que também é Bacharel em Geografia pela FFLCH - USP, "a interpretação da paisagem pode acontecer por meio de foas. paisagens, urbanas, naturais e culturais oferecem novas visões