CIENCIA DOS MATERIAIS
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Aldrei camille max skwarok
ALEXANDRE VINICIUS DAL BOSCO
ANDRE AZEVEDO
MAYUMI EURICH
RENATO
ESTUDO DE CASO: ENSAIOS MECÂNICOS
CURITIBA
2015
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Limite de escoamento:
Foi estabelecida uma convenção onde uma linha reta é construída paralelamente à porção elástica da curva tenção-deformação, a partir de alguma pré deformação especificada, geralmente 0,002. A tenção corresponde à intersecção dessa linha com a curva tenção-deformação, na medida em que esta última se inclina na região plástica, é definida como o limite de escoamento.(CALLISTER, 1999)
Limite de resistência a tração:
Após o escoamento (nível de tensão no qual a deformação plástica tem seu início), a tensão necessária para continuar a deformação plástica aumenta até um valor máximo. O limite de resistência a tração (LRT) é a tensão no ponto máximo da curva tensão-deformação de engenharia. (Se essa tensão for aplicada e mantida há fratura).
Normalmente, quando a resistência é citada para fins de projeto, o limite de escoamento é utilizado. Quando a tensão corresponde ao limite de resistência a tração chega a ser aplicada, com frequência a estrutura já sofreu tanta deformação plástica que tornou-se imprestável. (CALLISTER, 1999)
Alongamento máximo:
E= (li-lo) / lo = l / lo E: deformação de engenharia l : alongamento de deformação lo : comprimento antes de qualquer carga ser aplicada
Coeficiente de Poisson v= - Ex/ Ez= -Ey/ Ez
Razão entre as deformações lateral e axial.
IMAGEM 1- Tabela com resultados
FONTE: Grupo ,2015
IMAGEM 2- Gráfico com resultados
FONTE: Grupo, 2015.