1 APOSTILA DE CONTAB BASICA Unidade I
UNIDADE I – NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE
1. CONTABILIDADE
1.1 Origem
A contabilidade surgiu basicamente da necessidade de donos de patrimônio que desejavam mensurar, acompanhar a variação e controlar suas riquezas. Daí pode-se afirmar que a contabilidade surgiu em função de um usuário especifico, o homem proprietário de patrimônio, que, de posse das informações contábeis, passa a conhecer melhor sua “saúde” econômico-financeira, tendo dados para propiciar tomadas de decisões mais adequadas.
Podemos chamar de cenários contábeis primitivos o ambiente em que as entidades comerciais e industriais estavam num estágio embrionário (em relação aos nossos dias), onde o proprietário era a figura central da ação empresarial, com lentas mudanças tecnológicas em situações mais estáveis em termos de preço, mercado, etc.
Com o passar do tempo, novos usuários foram surgindo, tais como: o banqueiro, o fornecedor de mercadorias a prazo, o governo, o administrador (que recebeu a incumbência de administrar o patrimônio para o empreendedor), os acionistas (tanto os controladores como os minoritários, em virtude de grupos de pessoas concentrarem recursos em função de um empreendimento), os empregadores, os clientes, os sindicatos, os partidos políticos e outros segmentos da sociedade.
Assim temos hoje um cenário moderno da Contabilidade, onde não se volta para o dono, mas para a entidade (como figura central), entidades estas em rápido nível de crescimento, tornando-se (ou podendo tornar-se) empresas de porte, num crescimento tecnológico de mercado, de qualidade muito grande numa realidade de relativa instabilidade de preços e mercados.
1.2 Conceito
A Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas.
A contabilidade é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas (portanto a contabilidade ocupa-se de