paisagem
Em algumas regiões onde a ocupação humana se faz de modo precário (floresta equatorial, grandes elevações), verifica-se um predomínio das características naturais: em troca, nas áreas densamente povoadas (Europa Ocidental, por exemplo) a paisagem geográfica apresenta uma marca da influência cultural.
Em outras palavras, quanto mais desenvolvida a comunidade, maiores serão as modificações introduzidas pelo homem à paisagem natural.
A paisagem natural é o objeto de estudo da Geografia Física, enquanto que a paisagem cultural é o objeto de estudo da Geografia A ciência geográfica apresenta, de acordo com as diferentes correntes do pensamento, categorias consideradas essenciais para a compreensão do seu estudo. As principais categorias geográficas são: paisagem, lugar, território, região e espaço.
Portanto, a paisagem é considerada, pela maioria das correntes do pensamento geográfico, um conceito-chave da Geografia. O termo paisagem é polissêmico, ou seja, pode ser utilizado de diferentes maneiras e por várias ciências.
Essa categoria geográfica consiste em tudo aquilo que é perceptível através de nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), no entanto, a análise da paisagem é mais eficaz através da visão. Nesse sentido, a Geografia moderna, que priorizava os estudos dos lugares e das regiões, utilizou-se da fisionomia dos lugares para atingir êxito em suas abordagens geográficas, observando as transformações no espaço geográfico em decorrência