Atps De Educa O Especial
Universidade Anhanguera – Pólo Roseira
Curso: Pedagogia
Ana Paula Faria Lourenço Barbosa RA: 372342
Patrícia Ramos Gomes de Oliveira Silva RA: 372680
Tânia Mara Martins Goulart RA: 372730
Tatiana Ribeiro Constantino RA: 372735
Vanessa Ramos RA: 372745
Educação Especial
Profª. : Cleudimara Sanches Santori Silva
Roseira – SP
2015
Introdução
Segundo a constituição Federal a educação é um direito de todos, dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Sendo assim compete ao Estado assegurar politicas educacionais inclusivas à pessoas com dificuldades educativas especiais (NEE), independente de suas dificuldades, habilidades e limitações.
Este trabalho tem como objetivo, conhecer o processo de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais onde se procura analisar a complexa inserção dessas crianças em escolas de ensino regular, os obstáculos e os benefícios que este processo representa.
ETAPA - 1
1-O QUE É INCLUSÃO? “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças.”.
Para a educadora, na escola inclusiva professores e alunos aprendem uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças. Esse é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa, que dê oportunidade para todos, sem qualquer tipo de discriminação, começa na escola.
É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.
2- CARACTERISTICA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
1. Um direcionamento para a