ATPS Educa o de Jovens e Adultos
ADULTOS
Amanda Godói da Silva
Ana Claudia Marcondes campos
Lenice Gonçalves
Luana Susan Martins
Maria de Fátima
Solange M. de O. Santos
RA:6721292222
RA: 3815673765
RA: 5726170648
RA 4300077733
RA: 3815673600
RA: 5722153878
TUTORA A DISTÂNCIA: ELIZÂNGELA SIQUEIRA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP
2014
INTRODUÇÃO
A Educação de Jovens e Adultos tem crescido no Brasil, mas são poucos os que entendem o seu real significado e função. O presente trabalho busca destacar os pontos principais que são trabalhados com os Jovens e Adultos, trazendo primeiramente um reflexão sobre a formação deste projeto, sua consolidação, o perfil dos estudantes e novos métodos de ensino e propostas para o fortalecimento do EJA.
Para tais reflexões as contribuições de Paulo freire são extremamente importantes e norteiam o trabalho e a pesquisa.
DESENVOLVIMENTO
O presente trabalho traz uma pesquisa acompanhada de reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos, este está subdividido em quatro etapas.
A primeira etapa apresenta o perfil do educando, suas necessidades e especificades; a segunda apresenta as propostas das Diretrizes
Curriculares Nacionais do Eja e apresenta novas propostas que se mostram essenciais para uma educação de qualidade; a terceira etapa cita as contribuições de Paulo Freire dentro da educação e assim finalizamos o trabalho com a proposta de um plano de aula para os jovens e adultos.
Uma pesquisa realizada recentemente mostra um Brasil que tem cerca de 14,1% da sua população analfabeta e ainda 38 milhões de analfabetos funcionais; este número é real e alarmante. Um pais tão rico quanto o nosso não pode permitir que tantas pessoas estejam nestas condições, mas para que esta realidade mude é preciso que a discriminação e o preconceito sejam banidos.
A maioria dos alunos que ingressam na Educação de
Jovens e Adultos tem mais de 15 anos, que é a idade mínima para se inscrever no programa, dentre estes, os jovens se caracterizam em sua