Administração científica nos tempos modernos
Cláudia Millene Campos de Faria1
Gledson Dany da Silva2
Luís Fernando de Pádua Cruz3
RESUMO: O estudo realizado trata-se de uma análise de tempos e movimentos na empresa “João e Maria” (açougue e mercearia) a fim de se perceber o fluxo do processo de produção. O presente artigo resume os principais conceitos da Administração Científica, propostos pelo engenheiro Frederick Taylor e sua interlocução com a produção de uma empresa nos dias de hoje. No âmbito de tempos e movimentos, vê-se uma contribuição no curso produtivo, pois é partir dele que são realizados planejamentos para entrega do produto ao cliente, de modo a evitar execuções impróprias nas operações. Alcançar a excelência no estudo em questão permite a diminuição da fadiga do operador, melhora a produtividade e consequentemente a qualidade do produto.
PALAVRAS-CHAVE: Administração Científica. Frederick Taylor. Processo de Produção. Tempos e Movimentos.
INTRODUÇÃO
A Administração Científica foi um movimento liderado por Frederick Taylor (1856-1915) e integra a escola da Administração Clássica. Em seus estudos e trabalhos, Taylor procurou resolver problemas como falta de eficiência e desorganização do trabalho nas linhas de produção das empresas, transformando, posteriormente, no livro Princípios da Administração Científica, em 1911. (MAXIMIANO, 2004).
Com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva, estabelecendo uma rotina de trabalho eficiente com o mínimo de custos decorrentes de desperdícios para a empresa, realizou-se um estudo de tempos e movimentos nas atividades de uma organização do ramo alimentício, que trabalha com a produção de linguiças, que é um tipo de embutido fresco, preparado com carne picada ou moída (bovina, suína, ou mistura das duas), toucinho, e condimentos, embutidos em tripas finas naturais, defumado ou não, conservado pela salga.
A técnica utilizada foi a pesquisa descritiva, que objetiva conhecer e interpretar a realidade