atps Educa o de Jovens e Adultos
ETAPA I – A REALIDADE E AS NECESSIDADES DO ALUNO EJA.............................................................
ETAPA II – TÓPICOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA..........................................................
ETAPA III – A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA O EJA..............................................................
ETAPA IV – PLANO De AULA................................... BIBLIOGRAFIA.............................................................
ETAPA IREALIDADE E AS NECESSIDADES DO ALUNO EJA:
O educador é o futuro profissional da educação, ao estudarmos a Educação de Jovens e Adultos (EJA), teremos a oportunidade de analisar aspectos da educação brasileira, com a intensa prática social em direção à efetivação do direito a educação e, da escolarização ampliada a toda sociedade.
A Educação de Jovens e Adultos no Brasil sempre foi marcada por movimentos ou iniciativas individuais a grupos, órgãos públicos e privados ou pesquisadores decididos a enfrentar o problema da existência de uma enorme população que não teve a oportunidade de frequentar a escola regular.
A problemática educacional no Brasil marcada pela exclusão de camadas populares da sociedade que vem interditando a inúmeros cidadãos a possibilidade de acesso a língua e a um universo de saberes produzidos nos diferentes espaços culturais e como elemento possibilitador de reflexão e posicionamento político e autônomo.
A alfabetização de jovens e adultos é um desafio, não só para toda a sociedade e o próprio aluno. As bases do conhecimento sistematizado deverão estar seus aspectos sócio, econômico, político e cultural, visando a construção da consciência crítica e reflexiva, onde as capacidades, atitudes e valores sejam necessário para que as pessoas melhorem a qualidade de vida e continuem aprendendo, tendo uma vida justa e digna.
As pesquisas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita das duas últimas décadas nos impõem a necessidade de compreender como se dá