atps de letramento
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE PIACATU
PEDAGOGIA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Professora: Rosemeire Farias
Piacatu, 20 de novembro de 2013
SUMARIO
I INTRODUÇÃO
I.I O QUE É ESTAR ALFABETIZADO
I .II O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO ?
I.III DEFINIR OS TERMOS ...
I.IV CONCEPÇÃO DE TEXTO E RELEVÂNCIA DO USO DA LINGUANGEM ESCRITA E ORAL
I.V ATIVIDADES
I.VI A IMPORTÂNCIA DE TRABALHO COM TEXTOS NA SALA PARA A ALFABETIZAÇÃO
I.VII A IMPORTANCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
I.VII ATIVIDADE 2
I.VIII PLANO DE AULA
I.IX CONSIDERAÇÕES FINAIS
I INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta o termo Letramento e Alfabetização .
Pensar em Letramento e Alfabetização é remeter-se a diversas fronteiras as quais se delineiam conceitos recentes que chega ao Brasil na década de 80 de acordo conforme FREIRE, Paulo; MACEDO, Ronaldo. Alfabetização: leituras do mundo, leituras da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. Na visão da autora a invençao do letramento surge a partir da necessidade “de reconhecer e nomear práticas sociais de leitura e de escrita mais avançadas e complexas que as práticas do ler e escrever resultantes da aprendizagem do sistema de escrita”. (2004, p.6)
Para a autora, não se trata de um novo conceito, mas do reconhecimento de um fenômeno que, por não ter, até então, significado social, permanecia escondido.
Atualmente saber ler e escrever tem se mostrado insuficiente para satisfazer adequadamente a demanda contemporânea. É necessário ir além da aquisição da decodificação de signos, é preciso saber fazer uso da escrita e da leitura no dia a dia em sua amplitude como função social, é ler o mundo. Tendo em vista que vivemos numa sociedade cercada por uma diversidade de linguagem com as quais interagimos o tempo todo com os seus distintos signos e significantes, ou seja, é preciso letrar-se.
Á