A importância da atividade física para saúde
Logo ao nascermos, a atividade física é uma das grandes responsáveis pelo nosso desenvolvimento neuropsicomotor. Crianças que ficam mais restritas levam maior tempo para se sustentar, engatinhar e finalmente caminhar. Por isso, devem ser estimuladas, desde muito cedo, ao movimento.
Quanto mais espaço para se movimentarem e explorarem o ambiente, mais rapidamente se desenvolverão. Todos sabem da importância da atividade física para o crescimento, desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e músculos, bem como para o desenvolvimento dos circuitos neurológicos, estruturas fundamentais para nossa sustentação e sobrevivência.
Quando adultos, a atividade física é essencial para manter a agilidade, a flexibilidade, a força e os reflexos, tudo para facilitar as nossas ações, em qualquer atividade. O organismo humano se mantém saudável, através de ciclos de formação, destruição, reparação e reposição de elementos e estruturas fundamentais. Tudo isto é normal, contínuo e automático. Nem percebemos as transformações pelas quais passa o nosso organismo no dia-a-dia, através de processos bastante complexos, mas devemos saber queé possível ajudá-lo a se manter mais saudável, através da prática regular de atividades físicas.
Os exercícios melhoram o condicionamento cardiovascular e respiratório, a circulação periférica e aumentam a massa óssea e muscular, tornando esse processo de renovação constante pelo qual passa o nosso organismo, um círculo virtuoso ao invés de vicioso, como seria no sedentarismo ou inatividade. Estudos da OMS – Organização Mundial da Saúde - mostram um aumento da diabetes no mundo todo. O sedentarismo e a obesidade representam grandes riscos para o desenvolvimento da diabetes