ATPS DE GER
ATPS DE CONHECIMENTO ESTRATEGICOS DE CUSTOS
JUNDIAI, 16 DE SETEMBRO DE 2014.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS
JUNDIAI
2014
Etapa 1
Passo 2
Na área de custos, encontramos um conjunto de técnicas e procedimentos que visa, primordialmente, a quantificar os gastos das empresas por objetos de custeio específicos criando condições para o melhor gerenciamento desses gastos. O objeto de custeio é qualquer produto, atividade, função ou unidade organizacional cujos gastos estejam sujeitos á quantificação, à análise e ao controle pela área de custos.
A área de custos define a expressão gastos como sendo os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos financeiros incorridos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, vendas, pós-venda, de apoio a essas operações etc. No qual os gastos empresariais compreendem: os custos - que são gastos diretamente relacionados com a produção dos bens destinados à comercialização; e, as despesas: que são os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, venda planejamento, administração etc.
Os gastos são os sacrifícios que empresa arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativo (normalmente valores monetários). E temos como exemplos: gastos com mão-de-obra; gastos com aquisição de mercadorias para revenda; gastos com aquisição de máquinas e equipamentos; pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer junto com gasto (à vista) ou depois deste (a prazo).
Os gastos empresariais compreendem investimentos, custos, despesa, perda e desperdício.
Investimentos
São gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros. Temos como