ATPS Cachaca 2 parte
Relatório Purificador de Água
Limeira – 2014
Sumário:
1. INTRODUÇÃO 3
2. PROCEDIMENTO 3
2.1 Materiais Utilizados: 3
2.2 Reagentes Utilizados: 3
3. RESULTADOS 4
4. CONCLUSÃO 5
Referências Bibliográficas: 6
1. Introdução
O processo de produção da Cachaça inicia-se com a seleção cuidadosa das espécies de cana, de forma a fornecer uma garapa sadia e de boa qualidade. A arte de se fazer uma boa cachaça tem na fermentação um de seus momentos de maior relevância para a qualidade do produto. É aí que ocorre a transformação do açúcar em álcool, num processo biológico inteiramente natural, pois não colocamos nenhum tipo de aditivo. Apenas a garapa e o fermento biológico. O ambiente onde se processa a fermentação é limpo, arejado e tranquilo.
A proposta do experimento de destilação teve como principal objetivo observar detalhadamente a tranformação dos estados fisicos que a ela proporciona, o que pode ser melhorado no processo, quais são as melhores maneiras de se destilar o produto.
Nosso grupo se reuniu no sabado 10/05/2014 na Faculdade Anhanguera Unidade Limeira as 09:00h, onde levamos os produtos e equipamentos necessários para a realização da experiência, junto com o grupo estávamos na presença do professor e coordenador Sandro Neves que nos ajudou e auxiliou no trabalho.
2. Procedimento
2.1 Materiais Utilizados
Balão volumétrico capacidade de 250 ml;
Botijão de gás pequeno;
Fogão portatil – 2 bocas;
Mangueira de borracha;
Chopeira com sistema de serpentina de Al;
Tela de amianto;
2.2 Reagentes Utilizados
Caldo de cana;
Fermento Biológico;
Gelo
Para a execução do experimento foi realizado à montagem do sistema conforme foto abaixo. No balão volumétrico foi colocado aproximadamente 280 mL de “solução aquosa de caldo de cana” misturado com o fermento biológico, acima da tela de amianto onde foi aquecido no fogão que alimentado pelo gás fornecido pelo botijão fez com que, a solução aquosa borbulhasse e atinge-se a temperatura de