ED PSICOLOGIA - Tema: Ansiedade
Os tempos atuais são definidos pela maioria dos pensadores como a idade da ansiedade, tal denominação é dada devido ao intenso ritmo que cada individuo é imposto a realizar em seu dia a dia, na segurança à competência profissional, à sobrevivência econômica, às perspectivas futuras e mais uma infinidade de ameaças abstratas e reais.
Este trabalho aborda alguns aspectos de uma das doenças consideradas atualmente como um dos males do século XXI, a ansiedade. Trata-se de uma “síndrome” que atinge grande parte da população mundial, principalmente as situadas em grandes áreas urbanas, atingindo desde crianças até adultos.
Os aspectos citados anteriormente serão tratados de uma forma objetiva em quatro tópicos principais: - Qual a definição dessa doença?
- Quais as causas?
- Quais as consequências?
- E quais os tratamentos para a redução dos danos causados por essa doença.
O QUE É ANSIEDADE?
O termo "ansiedade" tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.
Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.
CAUSAS
O que causa ansiedade é qualquer coisa que seja interpretada como prejudicial. E veja bem, este é um ponto interessante, as coisas não são interpretadas da mesma forma por todo mundo. Uma pessoa pode ficar extremamente ansiosa no dia anterior a uma prova, talvez a ponto de passar mal, ter insônia, sentir náuseas, e tudo mais. E outra pessoa lidar de forma mais natural. Por quê? Porque uma interpreta essa prova como uma possível "rasteira" que a vida pode estar lhe dando, acha que