Gestalt
KATIA LIMA
PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
GESTALT
SANTOS
2012
A GESTALT
A Gestalt,que tem seu berço na Europa, surge como uma negação dafragmentação das ações e processos humanos, realizada pelastendências da
Psicologia científica do século 19, postulando anecessidade de se compreender o homem como uma totalidade. AGestalt é a tendência teórica mais ligada à Filosofia.
A Psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da historia da psicologia. Seus articuladores preocuparam-se em construir não só uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte, que garantisse a consistência teórica.Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria: FORMA ou CONFIGURAÇÃO, que é utilizado por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.
Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang kohler (1887-1967) e Kurt Koffka
(1886-1941), baseados nos estudos psicológicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram a base de uma teoria eminentemente psicológica.
Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estimulo físico é percebido pelo sujeito como uma FORMA diferente da que ele tem na realidade.
A PERCEPÇÃO
A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os teóricos da Gestalt ao questionamento de um principio implícito na teoria Behaviorista – que há relação de causa o efeito entre o estimo e a resposta – porque, para os gestaltistas, entre o estimulo que o meio fornece e a resposta do individuo, encontra-se o processo de percepção. O que o individuo percebe e como percebe, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
O confronto Gestalt/Behaviorismo pode ser