ATPS ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
NOME RA
CELSO LUIZ CAMILLO PIRES JÚNIOR 4484842717
DANIELA C. SANTOS 3715675644
EDNA ALVES DA HORA 3730719030
ELIANA PEDRO GARROTTI GOMES 1299884783
FRANCIELLE CARVALHO BERNARDINO 3715663364
FRANCISCO DE SOUZA FERRAZ 3730705999
ROSANE MACHADO DA SILVA 3715665798
ATPS - ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS TRABALHISTAS
PROF. CARLOS EDUARDO
INTRODUÇÃO
Afinal, salário é fator motivador?
A motivação é aquilo que move o ser humano, ou seja, o faz agir de uma maneira ou de outra e tomar determinadas posturas.
De acordo com o gestor em RH, Washington Sorio, as pessoas desejam dinheiro porque lhes permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto-realização.
Por este motivo, Sorio explica que o dinheiro não é o motivador, mas o meio que faz com que as pessoas atendam suas necessidades e, aí sim, se motivem. O salário não é fator de motivação, quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência. A análise psíquica mostra que o dinheiro conseguido com o trabalho faz com que as pessoas tenham condições de atender suas necessidades e, diante disso, se motivem. Por outro lado, quando as pessoas trabalham muito e recebem pouco, elas se sentem desmotivadas, insatisfeitas. Desta forma, o salário pode ser visto como ponto de motivação. A análise mostra que o salário é fator de motivação quando o ponto principal a ser analisado é sua carreira. Agora, para necessidades como uma boa moradia e sonhos de consumo, ele se torna apenas o meio pelo qual você se motivará para se sentir satisfeito!
Considerando as teorias motivacionais