ATPS ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
CURSO: TECNOLOGIA DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
ATPS-ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROF.ESP.
OUTUBRO/2013
INTRODUÇÃO
Vamos ver na etapa 1 sobre salário e motivação, veremos se o salário é o único motivador para os funcionários, ou se necessitamos de outras benefícios para nos sentirmos motivados em nossos empregos.
O salário contribui indiretamente, por que ele satisfaz as necessidades básicas. Independente da empresa, o salário contribui para aceitação social do indivíduo, é de forma objetiva uma demonstração do valor do seu trabalho.
Como qualquer planejamento de recursos humanos começa por um bom plano de cargos e salários, na etapa 2, identificamos uma empresa na qual vamos trabalhar um plano, e desenvolvemos as descrições dos principais cargos, para que nas etapas posteriores possa ser implantada outros planos.
ETAPA 01 –PASSO 01
SALÁRIO E MOTIVADOR?
Salário é uma forma de compensação ao indivíduo que trabalha, que executa tarefas indispensável ao sucesso de uma empresa. É um meio através do qual o empregado visa satisfazer as suas necessidades e de sua família.
Já motivação, e aquilo que nos move, nos coloca em movimento, ativos, esta deve, estar sempre ligada a satisfação é algo pessoal e interior, cada indivíduo se motiva de maneira diferente, para alguns autores os indivíduos se motiva quando tem suas necessidades são supridas, essas necessidades são classificadas em:
Fisiológicas
Segurança
Social
Autoestima
Auto realização
Uma vez alcançada uma necessidade a outra se torna o fator motivacional. Então o salário Se analisado isoladamente não e um agente motivador, pois tem como objetivos, suprir as necessidades fisiológicas como pagar contas e realizar os desejos do ser humano, ou seja e a mera troca de favores. Da mesma forma se