Reações químicas e equilíbrio
Resumo:
Esse trabalho aborda procedimentos realizados em laboratório com o intuito de se estudarem as reações químicas, os fenômenos indicadores das reações e os princípios de Equilíbrio Químico, aplicável à reações tidas como reversíveis.
Introdução:
Sempre que a matéria sofre uma transformação qualquer, dizemos que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico. Em uma transformação física, a identidade química de uma substância é preservada, embora tenha mudado o estado físico, a forma ou o volume ocupado pela matéria. As moléculas presentes antes e depois da transformação são as mesmas, diferenciando-se basicamente pelo grau de agitação e pela distância em que outrora se encontravam umas em relação às outras. Mas, se o fenômeno modifica a composição da matéria, diz- se que ocorreu uma transformação química, ou reação química. No nível submicroscópico, este fenômeno produz um novo arranjo de átomos, sem ganho ou perda do número inicial de átomos de cada espécie, de forma que os compostos finais sejam diferentes daqueles que se tinha antes da transformação ocorrer. É importante considerar, entretanto, que tanto a ocorrência das transformações físicas como a das químicas envolvem transferências de energia em seu processo.
CONDIÇÕES PARA A OCORRÊNCIA DE REAÇÕES
Existem vários fatores responsáveis pela ocorrência de uma reação química. Entre eles, temos: a natureza dos reagentes, o contato entre eles e os choques eficazes e a energia de ativação.
Natureza dos reagentes ou a "afinidade química"
Substâncias diferentes podem ou não reagir. Quando ocorre reação, dizemos que existe uma "afinidade" entre os reagentes.Essa "afinidade",entretanto, não é quantificada . Um ácido e uma base, por exemplo, sempre reagem; logo, entre eles há "afinidade".
Contato entre os reagentes
Essa é a condição mais evidente para a ocorrência de uma reação. Ácidos e bases, por exemplo, mesmo que apresentem afinidade, não irão reagir se