Cinética Quimica
1 – Explique detalhadamente a teoria das colisões efetivas.
A Teoria das Colisões diz que para que uma reação ocorra, a colisão entre as partículas das substâncias reagentes deve acontecer através de uma orientação adequada e com uma energia maior que a energia mínima necessária para a ocorrência da reação.
Essa energia mínima que deve ser fornecida aos reagentes é denominada Energia de Ativação. Sem atingi-la, a reação não ocorre.
Quando colocamos duas substâncias em contato, suas partículas começam a colidir umas com as outras. Nem todas as colisões são eficazes, isto é, nem todas dão origem a novos produtos. No entanto, as colisões que rompem as ligações formadas e formam novas ligações, são denominadas colisões eficazes ou efetivas.
2 – O que se entende por energia de ativação e qual é a sua influência na velocidade das reações químicas?
Energia de ativação é a o mesmo que complexo de ativação. Para ocorrer uma reação química entre duas substâncias orgânicas que estão na mesma solução é preciso fornecer uma certa quantidade de energia, geralmente na forma de calor, que favoreça o encontro e a colisão entre elas. A energia também é necessária para romper ligações químicas existentes entre os átomos de cada substância, favorecendo, assim, a ocorrência as reações químicas e a síntese de uma nova substância a partir de duas iniciais.
3 – Quais são os fatores que influem na rapidez de uma reação química?
A rapidez ou velocidade com que se formam ou rompem as ligações dependem da natureza dos reagentes, são eles Temperatura, Superfície de contato, Presença de um catalisador, Concentração dos reagentes e Pressão.
4 – Como cada fator, da pergunta anterior, influi na velocidade de uma reação?
Temperatura: Grau de agitação das partículas que aumenta a probabilidade de colisões, com o aumento da temperatura também aumenta o número de moléculas com energia igual ou superior a energia de ativação. Havendo mais moléculas com energia maior ou