Atps 6 Sem
Relatório
Segundo o texto da autora Maria da Gloria a educação Formal acontece por meio dos conhecimentos adquiridos na sala de aula, em instituições regulamentadas pelo MEC, com formação e diploma, já a educação não formal acontece em ambientes de interação e coletividade; tais como cursos extracurriculares, exemplos: cabelereiro, maquiagem, corte e costura etc.; e também os cursos técnicos, exemplos: técnico em secretariado, técnico em desenho, técnico em pintura, técnico em design, etc. educação não formal pode acontecer em localidades diferentes e em situações sociais diversificadas, ela não tem caráter formal dos processos escolares e institucionalizados com conteúdos programáticos e regrados; Ela se enquadra no campo da pedagogia Social, trabalhando com os saberes coletivos e opcionais das pessoas, porém há também uma intencionalidade do indivíduo na aprendizagem.
A educação não formal veio abranger a aprendizagem além da educação formal, pois nela há a necessidade das práticas educativas na qual ajuda os indivíduos a construírem sua identidade coletiva de grupo e a se adequarem como cidadãos no mundo e se prepararem para se oporem ao individualismo, egoísmo, e serem seres humanos que vivam com igualdade e justiça social, ou seja, com o desenvolvimento da educação não formal as pessoas terão uma maior emancipação e colaboração nos processos sociais.
A educação não formal capacita os indivíduos a terem maior capacidade e experiências para atuar no mercado de trabalho, sabendo lidar com as adversidades e as diferenças do seu grupo; respectivamente a saberem se organizarem e conscientizar-se do seu papel como ser social e crítico. Ajuda na valorização do potencial de cada pessoa, ou seja, sua autoestima e reconhecimento como seres humanos, mas com diferenças e qualidades.
Na educação não formal há uma intencionalidade de se buscar determinados objetivos em espaços não escolares para aprenderem a se organizarem com objetivos comunitários diferentes