Atps 6°
Curso de Psicologia
2013
INTRODUÇÃO
A Psicologia é uma ciência, que reconhecidamente, tem exercido umpapel social de grande relevância, quer como área de conhecimento- que tem contribuído para compreensão dos problemas humanos, quer como campo de atuação cada vez mais amplo e eficaz na intervenção sobre estes. Segundo Antunes, é notável que haja um grande desconhecimento do processo de desenvolvimento da Psicologia no Brasil, sendo um possível fator a falta de conhecimento da população da própria história de seu país, sendo ambas deixadas para segundo plano. Isso mostra queé precisoter mais motivação em buscar a compreensão de como a Psicologia conquistou seu espaço como área de conhecimento e campo de prática no Brasil.
Sendo assim, é de fundamental importância que todos os profissionais e principalmente futuros profissionais de Psicologia estejam a par de toda a trajetória e a história do desenvolvimento desta profissão no Brasil. De maneira a ser não só um conhecimento a mais, e sim, uma construção de pensamentos e de reflexão a cerca da atual prática profissional e dos deveres e obrigações propostos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Breve histórico da Fundamentação da Psicologia no Brasil A Psicologia no Brasil dependeu de circunstâncias, mudanças e de histórias de vida, como forma de aporte para sua construção e reconhecimento no país. A contribuição de psicólogos como Aniela Meyer-Ginsberg, Magui Maria Margarida de Carvalho e Betti Katzenstein,foi fundamental para a construção, definição e esclarecimento dos objetivos da profissão, de maneira que naquela época não havia um documento definindo a postura ética do profissional em psicologia, como existe nos dias atuais, mas através da atitude de tais psicólogos,conseguiram promoverà ética nos campos que trabalharam e trouxeram grandes contribuições com seus estudos e dados coletados.
Destaca-se a contribuição