atps 6 semestre
Taylor em sua teoria nos remete a vitalidade da organização, no processo de construção da atividade.
O sistema organizacional da fábrica com produção em grande escala e sua divisão de trabalho no período de revolução na indústria pode ter dado origem aos sistemas atuais administrativos.
Os processos sitêmicos e o pensamento sintético (compreensão do papel que o fornecedor desempenha num todo dentro do sistema organizacional) fazem parte da empresa que está focada no desenvolvimento, para isso a organização utiliza-se de sistemas organizados interdependentes que possuem o propósito financeiro e pessoal. Ênfase na tecnologia e no Ambiente
Teoria de Sistemas
A teoria de sistemas é a parte que deu início,a partir da década de 60,a teoria geral dos sistemas (TGS). Nessa teoria houve tendência a buscar a interelação entre as ciências naturais e sociais, buscando com um sistema unificado o conhecimento de várias ciências envolvidas.
A teoria dos sistemas parte dos seguintes pressupostos :
Sistemas abertos – é um modelo de gestão que conduz ao alcance dos objetivos através da interdependencia dos sistemas, com aptidão a reorganização e aberto a mudanças. Com a resiliência tem um sistema capaz de buscar equilíbrio e absorver rapidamente o impacto econômico.
Sistema forte – é aquele capaz de resolver os problemas com rapidez sem interferência na organização e sem grandes impactos.
Modelo de Katz e Kahn – é um modelo de sistema organizacional aberto que internamente recebe inteferência do meio que sofre impacto com essas definições, pois seu planejamento estratégico defende o uso de recursos afim de alcançar os objetivos. Há uma relação transacional, ou seja, o ambiente interage na totalidade com os subsistemas.
Sistemas sociais-