Micro
Um mercado é perfeitamente competitivo se todas as empresas partirem do pressuposto de que o preço de mercado independente de seu nível de produção. Assim, num mercado competitivo, cada empresa só tem de se preocupar com a quantidade de bens que deseja produzir. Seja qual for a quantidade produzida, ela só poderá vende-la a um preço: o preço vigente no mercado.
No ambiente de mercado desse setor o preço e predeterminado por produzirem produtos idênticos.
A curva de demanda do mercado mede a relação entre o preço de mercado e o total da produção vendida (depende do consumidor). A curva de demanda com que a empresa se defronta mede a relação entre o preço de mercado e a produção de determinada empresa (depende do consumidor e das outras empresas).
Num mercado de concorrência perfeita estarão ausentes os sinais de rivalidade, uma vez que há informação perfeita. Do lado dos vendedores não deverá motivação para a publicação, não haverá necessidade de pesquisa de mercado e não haverá diferenciação, porque o produto é homogêneo. Do lado dos compradores, nenhum precisara de procurar por um negócio melhor.
A maximização do lucro ocorre quando a receita marginal é igual ao custo marginal (RMg = CMg = P).
Mercado Monopolista
Uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais: uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos, existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.
Como em uma concorrência perfeita, o ponto de equilíbrio do monopolista, ou seja, no qual ele maximiza o lucro, também ocorre quando a receita marginal e o custo marginal são iguais.
A firma monopolista não tem curva de oferta, pois não tem uma curva que mostre uma relação estável dente determinados preços de venda correspondentes a determinadas quantidades produzidas, pois podemos ter vários preços para apenas uma quantidade vendida. Na realidade, a oferta é um ponto único sobre a