Estudo De Caso
CURSO DE LOGÍSTICA
Bruno Carvalho e Gabriel Domingos
Nota Fiscal Eletrônica: Análise dos impactos dessa tecnologia nas empresas
Rio de Janeiro
2015
Nota Fiscal Eletrônica: Análise dos impactos dessa tecnologia nas empresas
Bruno Carvalho e Gabriel Domingos
Projeto apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do título Técnico em Logística
Aprovados em:
Conceito:
Banca Examinadora
Profª Deise
Introdução:
A nota fiscal eletrônica é um documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviços ocorrida entre as partes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e recepção, pelo fisco, antes da ocorrência do Fato Gerador.
Diminuir custos, ampliar a arrecadação e modernizar a gestão pública, são alguns dos objetivos da Nota Fiscal Eletrônica, que, por sua vez, é a mais nova ferramenta de controle fiscal proposto pelo poder executivo.
A principal contribuição do estudo está na divulgação do conhecimento sobre a mais recente tecnologia que envolve os serviços profissionais de consultoria, controladoria, assessoramento e advocacia tributária: a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e. E mostrar a importância dela para as empresas.
A tecnologia de informação está cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas do Brasil. E um dos subprojetos do governo neste sentido diz respeito ao compartilhamento de notas fiscais de maneira eletrônica. Este subprojeto que é denominado de Nota Fiscal Eletrônica – (NF-e) está inserido no projeto do Sistema Público de Escrituração Digital – (SPED), que vem sendo implantado oficialmente desde 2008.
A Nota Fiscal Eletrônica começou a ser utilizada no ano de 2005 por empresas que participaram do projeto piloto em seis (6) estados brasileiros. Entretanto a obrigatoriedade de emissão da NF-e iniciou-se apenas em 1º de abril