ATP Psicologia da Educação
Pedagogia
Teoria de Psicanálise
O termo Psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e uma prática profissional. Enquanto teoria caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.
Sigmund Freud Foi um médico vienense que alterou o modo de pensar na vida psíquica.
As teorias científicas surgem influenciadas pelas condições da vida social, nos seus aspectos econômicos, políticos, culturais etc. São produtos históricos criados por homens concretos que vivem o seu tempo e contribuem ou alteram radicalmente o desenvolvimento do conhecimento.
Em 1900 Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se á existência e três sistemas: inconscientes e consciente.
O inconsciente exprime o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência, é constituído por conteúdos reprimidos, que não tem acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, ela ação de censuras internas
O pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis á consciência.
O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior.
Entre 1920 e 1923 Freud remodela a teoria de aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três sistemas de personalidade.
O Id constitui o reservatório da energia psíquica, onde se localizam as pulsões, a de vida e a de morte.
O ego é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigência do id, as exigências da realidade e as ordens do superego procura dar conta dos interesses da pessoa.
O superego origina-se com o complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições dos limites e da autoridade. Para compreender a constituição desta instância o superego é necessário introduzira a ideia de