Autocracia filme A ONDA DIE WELLE
CIÊNCIA POLÍTICA
PROFESSOR: JORGE MARUM
O filme “A Onda” é baseado em uma história real e se passa em uma escola de uma cidade na Alemanha.
Logo na primeira cena somos apresentados ao personagem central da história: Um jovem professor, motivado, formado em ciências políticas e educação física, com um bom casamento, saudável e boas relações com seus colegas, alunos e ambiente de trabalho. Em seguida, vemos um jovem que se sente excluído, TIM, oferecendo maconha aos colegas, e dizendo que os mesmos não precisavam pagá-lo, pois eram seus amigos, essa atitude representa uma tentativa evidente do adolescente de fazer amizades e pertencer a um grupo.
Na manhã de segunda-feira, o primeiro dia de projeto, o professor chega na aula e surpreende-se com a quantidade de alunos que escolheram sua matéria, a autocracia, dizendo que se fosse eles, o próprio professor teria escolhido ter aula de anarquia. Sendo assim e dando início a sua aula o professor pergunta qual é o primeiro requisito para que uma ditadura possa se desenvolver, onde um aluno responde que é necessária uma figura central de liderança, para eles um “FÜHER”. Assim os alunos abrem uma votação e decidem que o professor é a figura certa para desempenhar tal papel e a partir desse momento os alunos deveriam se dirigir a ele como “Sr. Wegner”. Tim o garoto isolado, diz que a disciplina também é essencial para que uma ditadura possa acontecer e o professor concorda afirmando que “disciplina é poder”.
No Segundo dia, terça-feira, quando o professor entra na sala todos em coro, dão bom dia chamando-o de “Sr. Wegner”, ele surpreso com o envolvimento dos alunos, diz que os mesmos não o levavam a sério, onde o professor começa um exercício, que faz com que os alunos marchem se transformando em ‘um só’. O professor pergunta sobre como identificar um governo autocrático visualmente, é quando os alunos sugerem o uso de uniformes para padronizar a classe e decidem