Sobre o filme a onda
Direção: Dennis Gansel
Roteiro: Todd Strasser (romance), Dennis Gansel (roteiro), Peter Thorwarth (roteiro)
Gênero: Drama
Origem: Alemanha
Duração: 101 minutos
Tipo: Longa-metragem
DESCRIÇÃO
Um filme sobre fascismo, autocracia e poder. Baseado em fatos reais (ocorrida na Califórnia, 1967), “A Onda” proporciona uma explicação sobre o que é “autocracia”, mostrando na prática como se inicia, como evoluí e como o poder autocrático influencia a vida de uma pessoa ou um grupo.
O filme narra a história de um professor e um grupo de alunos. Rainer Wegner, um professor de ensino médio, é responsável por ensinar seus alunos sobre autocracia durante a semana. Vendo o desinteresse de seus alunos, ele propõe um exercício que lhes mostrem, na prática, os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner faz de seus alunos um grupo fascista e denomina-se o líder. Escolhe o lema “força pela disciplina” e dá o nome do movimento de “A Onda”. Em pouco tempo o movimento toma conta dos participantes. Os alunos começam a propagar a força pela unidade e ameaçar os outros. Criam o símbolo e o comprimento (a mão direita imita o movimento de uma onda, na altura do peito). Quando Wegner percebe que as coisas estão ficando sérias, já é tarde demais, o movimento já saiu do seu controle.
ANÁLISE CRÍTICA
O filme é uma boa forma para ensinar aos alunos sobre fascismo, autocracia, disciplina e poder. É um filme apropriado para crianças a partir do 6° ano, pois além de conter cenas fortes de agressão e suicídio, ensina sobre um tema que é abordado a partir dessa série. É uma ótima forma de ensinamento, principalmente por ser um dos temas com maior índice de desinteresse. O filme é claro, objetivo e é baseado em fatos reais (o que pode provocar mais interesse nos