Resenha sobre o filme a onda
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem – 4ª Fase
Professora: Maria Fernanda Diogo
Acadêmica: Gilsemara Silva da Silva Gabriela de Oliveira Rios
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
( Paulo Freire ).
Analise do filme “A ONDA”.
O filme “A ONDA” transpassa uma visão de sociedade contemporânea dentro da vivencia educação/adolescência. Tendo com principio que o adolescente esta em busca de uma identidade, sua aparência e suas questões estão em completas mudanças necessitando de modelos de identificação, sendo que o mesmo precisa percorrer seu caminho, mas não sozinho, tendo uma segurança na família e também na escola para não cair na identificação artificial criada por meios de comunicação e de publicidade.
Neste sentido o filme mostra a vida dos adolescentes em uma sociedade turbulenta, onde o professor tenta levar os alunos a refletir e vivenciar o que é um regime autocrático em uma experiência pedagógica renovadora, uma dinâmica revolucionaria que no começo rendeu bons frutos, pelo fato da união do grupo, o interesse por parte dos sujeitos envolvidos, a ligação da escola e família por intermédio dos próprios alunos mesmo que a família não esteja interessada.
A ONDA abre um leque para discutir sobre o papel do professor em sala e também sua capacidade de formar opinião e abrir mentes. O professor tem um papel fundamental para estimula a classe assumindo uma posição subjetiva na transmissão do conhecimento, levando em consideração a visão critica dos adolescentes e abrindo espaço para debates e questionamentos sem abrir mão dos conteúdos formais.
No entanto o professor