Sobre o filme "A Onda"
Relacionando algumas características do nazismo ao filme “A Onda”, percebe-se que assim como no nazismo, o filme mostrou que a revolução começou através dos jovens, com um líder, com símbolos, uniformes, gestos e reverencia ao líder. O filme mostra que um professor quis provar aos seus alunos, que é possível começar uma nova ditadura, como o nazismo. Tudo surge como algo natural, sem que eles percebam do que se trata a experiência do professor. No filme, os integrantes do grupo “a onda” excluem quem não faz parte, porem eles não se importam com as diferenças raciais dos outros membros, essa característica é mais fascista do que nazista, pois no fascismo não havia a perseguição racial e no nazismo foi vinculada a ideologia da superioridade racial. O fascismo era mais focado no nacionalismo, já o nazismo era nacional-socialista. O incentivo do líder na cooperação entre o grupo é estimulado, como quando o professor pede à turma que compareçam ao jogo de alguns estudantes para dar apoio á eles. No nazismo técnicas assim também eram usadas, para fortalecer a relação dos membros do grupo. Tem também o caso particular do aluno que ficou tão obcecado com “a onda” que quando viu que ela ia acabar, acabou se matando, isso mostra o quão perigoso o fanatismo pode ser. Nesse ultimo caso lembra-se do próprio Hitler, que se matou quando foi condenado à prisão pelos métodos utilizados na implementação do nazismo.
A autocracia, que é o assunto que o professor teve que trabalhar com seus alunos no filme, é o poder centralizado na mão de um pequeno grupo, ou de uma só pessoa, essa é responsável por toda e qualquer tipo de tomada de decisões, o consentimento das outras pessoas é ignorado.
A anarquia, ao contrario da autocracia, é contra qualquer tipo de governo obrigatório. Ela é contra basicamente qualquer ordem hierárquica que não seja livremente aceita e também contra qualquer tipo de coerção. No filme os anarquistas são representados pelo grupo que por