titulação
MÉTODOS EXPERIMENTIAS DE ANÁLIE 1
Prof: Rafael Ozzetti
Tema: Titulação
Nome:
Introdução
A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução.
A solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar a designada por solução titulada.
É um processo onde se faz reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o PH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. Figura1: Exemplo de uma curva de titulação.
Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado, água e um indicador ácido/base) e uma bureta, onde está contido o titulante.
O ponto final, ponto de equivalência, ou ponto de viragem, é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores ou instrumentalmente. Quando se utilizam os indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor.
Em titulações de Ácidos e Bases fortes, o ponto de equivalência se dá aproximadamente em PH 7, como mostra a figura 1, pois o ácido ioniza-se praticamente na totalidade e a base se dissocia praticamente na totalidade. Quando os íons H3O+ e OH- reagem, formam água. Um exemplo deste tipo de titulação é a titulação de uma solução de HCl com NaOH:
HCl(aq) → Cl-(aq) + H3O+(aq) (ionização do ácido)
NaOH (aq) → Na+ (aq) + OH- (aq) (dissociação da base)
OH- (aq) + H3O+ (aq) ↔ 2 H2O (l) (a reação de neutralização que ocorre na titulação)
Numa titulação de uma base forte com um ácido forte ocorre o mesmo tipo de reações e o ponto de equivalência é o mesmo, tendo como diferença a forma da curva de titulação (em vez de ser crescente é decrescente).
Objetivo Experiência